domingo, 23 de janeiro de 2011

Imaginem um mundo sem religião...

A frase acima, usada como título para esse texto, é de autoria do cantor e compositor John Lennon e é citada por a Richard Dawkins no documentário "A raiz de todo mal" e no livro "Deus um delírio", nos quais ele argumenta com fervor e eloqüência em defesa de um mundo sem ataques suicidas, sem o 11 de setembro, sem o Talibã, sem as infindáveis guerras entre judeus e palestinos, sem muçulmanos, sem cristãos, enfim, um mundo sem religião. Você é capaz de imaginar como seria esse mundo? Eu bem que tentei imaginá-lo, mas me esbarrei em algumas limitações.

Até onde consegui pesquisar, não se tem conhecimento de nenhuma cultura que seja estruturalmente não religiosa ou atéia. Com efeito, ao longo dos séculos, o ateísmo foi sempre um fenômeno escasso, minoritário, periférico. Imaginar um mundo sem religião estando inserido em um mundo essencialmente religioso requer muita abstração e criatividade, a menos que tomemos um atalho e peguemos o nosso mundo, tal qual é, e simplesmente removamos a religião dele. Essa atitude, contudo, não me parece ser a forma mais honesta de lidar com a questão, mas foi o que eu fiz (e penso que seja o que muitos façam) ao aceitar o desafio de John Lennon em sua música "Imagine".

Para muitos, o mundo seria melhor se não houvesse religião. Alguns, pela forma como se colocam, parecem ter certeza disso. Sinceramente, não sei como chegaram a essa conclusão, mas não quero aqui polemizar sobre o que me parece ser resultado de escolhas pessoais. Quanto a mim (e aqui exponho tão somente meu ponto de vista numa reflexão sabática despretensiosa), estou inclinado a crer que a religião não seja a raiz de todo o mal, porque, para mim, religião não é "causa" e sim "efeito". Conseqüentemente, sua remoção não seria suficiente para o estabelecimento de um mundo novo e melhor, já que a verdadeira causa permaneceria.

É fato inegável que sempre houve atritos, conflitos e guerras baseados em princípios religiosos. Reconheço que, em nome de Deus muitas atrocidades foram cometidas. Lembro-me agora, para citar um exemplo, das Cruzadas que, sob o pretexto de reconquistar a cidade de Jerusalém – local sagrado para os cristãos – legitimou crueldades, saques, destruições e mortes, deixando um rastro de sangue ao longo de quase dois séculos de história (1096-1272). E tudo isso conduzido sob as bênçãos da igreja e, supostamente, com a aprovação do "Senhor dos exércitos, o Deus de Israel". Confesso-lhes que, ao refletir sobre esse capítulo sombrio de nossa história, sinto-me propenso a pensar que o mundo sem religião seria melhor que este em que vivemos.

Por outro lado, admito a existência de um outro lado da experiência religiosa que me faz hesitar em colocá-la no cadafalso. São casos como o do quase desconhecido frade franciscano Maximiliano Kolbe, que se voluntariou para morrer em lugar de um pai de família no campo de concentração nazista de Auschwitz. Durante a segunda guerra mundial ele abrigou muitos refugiados, incluindo aí dois mil judeus. Relatos como esse me comovem!

A religião, no entender de especialistas, é um fenômeno "polissêmico". O que isso significa? Essa palavra, pouco usada em nosso dia-a-dia, deriva do grego "poli" (muitos) e "sema" (significado) e é empregada pelos estudiosos da religião para dizer que ela é um signo aberto, que pode assumir significados diversos de acordo com o contexto e ser usada para praticamente tudo. Em nome da religião estimulou-se a inquisição e a caça às bruxas; em nome da religião promoveu-se a arte e a poesia. Em nome da religião se mata; em nome da religião se salva. Em nome da religião, tudo pode ser justificado. É isso que os especialistas querem dizer quando se referem a ela como "polissêmica".

Quando analisamos os textos sagrados nos quais as religiões se alimentam, fica mais fácil entender esse comportamento metamórfico que as caracteriza. Tomemos o cristianismo como exemplo, apenas por ser essa a religião com a qual temos maior afinidade. Em certa ocasião, Jesus disse que não veio ao mundo para trazer paz e sim espada (leiam em S. Mateus 10:34-36). Em outro momento ele afirma o contrário. Diz ele: "bem-aventurado os pacificadores" (leiam em S. Mateus 5:9). Afirmações como essas, aparentemente conflitantes e incoerentes, abrem margem para interpretações dúbias, divergentes, contraditórias, antagônicas. Qualquer um pode se sentir no direito de invocá-las ou interpretá-las em benefício próprio ou conforme a conveniência do momento, justificando assim tanto a guerra (por motivos "nobres", sempre) quanto a paz. Atualmente, presenciamos uma explosão de novas denominações religiosas cristãs, cada uma com suas singularidades e incongruências e todas ancoradas no mesmo texto sagrado. A natureza polissêmica desse texto sagrado favorece (e até justifica) esse fenômeno bizarro.

Com base no que foi colocado até aqui, parece-me razoável presumir que a religião, por ser polissêmica, isto é, aberta e sujeita a interpretações circunstanciais e influências pessoais, pode ser usada (e de fato tem sido usada) para apoiar movimentos que promovem tanto a paz quanto a guerra, tanto a concórdia quanto o conflito, tanto a vida quanto a morte. Ora, isso me leva a concluir que a religião em si não passa de um instrumento, que pode ser usado (e de fato o é) de acordo com a habilidade de quem o domina. E em sendo um instrumento, então não pode ser "a causa" do bem ou do mal, porque não há intenção em um instrumento.

Se me permitem a comparação, o mesmo pode ser dito a respeito da ciência. Ela também é um instrumento, uma ferramenta e, como tal, seu propósito é o propósito de quem a utiliza. Há quem faça bom uso da ciência, mas há também quem não o faça. Após a segunda gerra mundial, muitos se perguntavam se ainda era possível acreditar em Deus depois de Auschwitz. Por outro lado, outros também se questionam se ainda era possível acreditar na ciência depois de Hiroshima.

Não sei se estou conseguindo ser claro, mas o que estou tentando dizer é que, assim como a ciência, a religião não deve ser tomada como a "causa" de certos males que afetam nosso mundo e concluir que, sem ela, estaríamos mais próximos do paraíso terrestre. Isso porque, no meu entender, a verdadeira causa de tais males precede a própria manifestação religiosa.

Evidentemente, o que expus aqui é apenas o "meu" ponto de vista atual. Sei que muitos discordariam dele se porventura viessem a ler o que acabo de escrever. Por isso e de antemão, registro aqui meu sincero respeito e apreciação por essas opiniões contrárias. Contudo, reafirmo o que disse e que resumo da seguinte forma:

(1) O sentimento religioso é inerente ao ser humano. Conforme disse antes, não se tem conhecimento de qualquer cultura que seja estruturalmente não religiosa ou atéia. Em sendo assim, não consigo imaginar como seria um mundo sem religião, a menos que imagine um mundo sem seres humanos. Se a religião não existisse, nós a inventaríamos, talvez com outro nome, mas com essência semelhante.

(2) Entendo que os problemas que existem na sociedade são decorrentes da natureza humana. Somos seres belicosos, sedentos de poder e essencialmente egoístas. A própria sociedade (que também é uma invenção humana) se apóia nesse nosso egoísmo (aprendemos com o tempo a impor limites a esse egoísmo em troca de um bem maior). Em sendo isso verdade, então, com religião ou sem religião, continuaríamos a ser o que somos: egoístas, violentos e ávidos por poder.

E depois de tanto falar a pergunta persiste. Hipoteticamente falando, o mundo sem religião seria melhor ou pior do que este em que vivemos?

Não me parece que seja possível responder a essa pergunta de maneira honesta. Faltam-nos elementos para análise. Podemos fazer suposições. Podemos eleger uma das opções como preferida e elencar características positivas e/ou negativas para apoiar nossa escolha, mas o fato é que só conhecemos um mundo – o mundo com religião – e o outro não passa de uma hipótese ou utopia.

Julgo importante lembrar que, na maioria dos casos, as utopias são elaboradas não com o fim de se criar um novo mundo ou uma nova sociedade e sim reformar o mundo e a sociedade em que vivemos. Em sendo assim, vale à penas considerar a proposta de John Lennon e tentar imaginar como seria esse mundo sem cristãos, muçulmanos, budistas e outros rótulos religiosos que causam tantas divisões. Talvez esse exercício nos ajude a melhorar o mundo que conhecemos, a começar por nós mesmos.

E para concluir o tema, evoco as palavras do historiador e filósofo Dr. Leandro Karnal, professor na Unicamp, em um Café Filosófico que não canso de assistir: "Volto a insistir: ateísmo ou religião não tornam o mundo pior ou melhor, apenas tornam o mundo do jeito que ele é".
 
Deixe seu comentário em "de texto em texto".
 
Nota: Mais uma vez quero indicar a página na qual o texto acima está abrigado. Trata-se de um blogue com textos claros, bem redigidos e despidos de opiniões contraditórias.
 
Enéias Teles Borges

3 comentários:

Rodrigo Paixão disse...

Muito bom o seu texto e interessante o seu ponto de vista, estou terminando de ler "Deus um delírio" e realmente há muita coerência no texto.

TheRockLabel disse...

Gostei do texto e sua forma de pensar, mas no entanto, venho aqui expor alguns pontos que acho que mereçam atenção. Você disse que a religião pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal, porém se pensarmos em exemplos de ambos, vemos que o que pesa mais é a maldade na religião. Para mim, o lado bom da religião pode ser traduzido como ética e cidadania. Alguns religiosos sabem da importância de se viver em harmonia na sociedade, respeitando o próximo. Mas fora isso, o que mais tem de bom. Usar a imagem de um ser superior como consolo para as dores da vida? A imposição de sua falsa moral fazendo seus fiéis acreditarem que homossexuais não são dignos como eles? Aborto, células tronco, camisinha?
Por outro lado a ciência, como você disse, pode servir aos dois lados, mas se observarmos nos últimos anos o que a ciência fez para a humanidade, foi só ajudar, como curas de doenças, avanços tecnológicos e tudo mais. Claro que há a possibilidade de alguém criar algo que seja prejudicial a raça humana, como já aconteceu, mas esse não é o intuito. O que buscamos atualmente é a evolução de um ser humano ético, buscando o melhor para a humanidade. Não podemos parar de evoluir com medo do que vai acontecer. Isso me leva a um outro ponto importante, como você disse, não há registros de nenhuma outra sociedade sem religião. Então isso quer dizer que a religião faz parte da essência do homem? O homem não é capaz de viver sem religião? Como que eu vivo então? Já parou pra pensar que de todos os povos que já existiram, nós somos o mais avançados? Por que então temos que seguir o exemplo de gregos e egípcios ou qualquer outro povo?
Pra mim, um mundo sem religião seria o primeiro passo para o ápice da evolução humana. Um mundo sem guerras religiosas, com tecnologia avançada, onde ninguém morreria por doença nenhuma e as nações se uniriam contra a miséria. Não existiria preconceito e todos saberiam respeitar as diferenças entre si, pensando sempre no melhor para si e para a sociedade, como uma sociedade realmente tem que ser.

TheRockLabel disse...

Gostei do texto e sua forma de pensar, mas no entanto, venho aqui expor alguns pontos que acho que mereçam atenção. Você disse que a religião pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal, porém se pensarmos em exemplos de ambos, vemos que o que pesa mais é a maldade na religião. Para mim, o lado bom da religião pode ser traduzido como ética e cidadania. Alguns religiosos sabem da importância de se viver em harmonia na sociedade, respeitando o próximo. Mas fora isso, o que mais tem de bom. Usar a imagem de um ser superior como consolo para as dores da vida? A imposição de sua falsa moral fazendo seus fiéis acreditarem que homossexuais não são dignos como eles? Aborto, células tronco, camisinha?
Por outro lado a ciência, como você disse, pode servir aos dois lados, mas se observarmos nos últimos anos o que a ciência fez para a humanidade, foi só ajudar, como curas de doenças, avanços tecnológicos e tudo mais. Claro que há a possibilidade de alguém criar algo que seja prejudicial a raça humana, como já aconteceu, mas esse não é o intuito. O que buscamos atualmente é a evolução de um ser humano ético, buscando o melhor para a humanidade. Não podemos parar de evoluir com medo do que vai acontecer. Isso me leva a um outro ponto importante, como você disse, não há registros de nenhuma outra sociedade sem religião. Então isso quer dizer que a religião faz parte da essência do homem? O homem não é capaz de viver sem religião? Como que eu vivo então? Já parou pra pensar que de todos os povos que já existiram, nós somos o mais avançados? Por que então temos que seguir o exemplo de gregos e egípcios ou qualquer outro povo?
Pra mim, um mundo sem religião seria o primeiro passo para o ápice da evolução humana. Um mundo sem guerras religiosas, com tecnologia avançada, onde ninguém morreria por doença nenhuma e as nações se uniriam contra a miséria. Não existiria preconceito e todos saberiam respeitar as diferenças entre si, pensando sempre no melhor para si e para a sociedade, como uma sociedade realmente tem que ser.