domingo, 21 de dezembro de 2014

Ambiente Religioso


Algumas pessoas custam a crer que o ambiente religioso, regado a boa música, discursos e pessoas de bem, é agradável a ateus e agnósticos. Assim como os não crentes gostam de eventos teatrais, bons filmes em cinemas, também gostam de eventos religiosos culturais. Religião é cultura. Cultura de povos variados.

Eu, por exemplo, gosto de assistir aos cultos das igrejas protestantes tradicionais e da igreja católica.
Assisto a muitas apresentações que são transmitidas da TV Novo Tempo, Rede Vida da ICAR e na Canção Nova (ICAR).

Nem entro no mérito da conversão, necessidade de deus e outros tantos quetais. Simplesmente gosto da liturgia antiga, que me transporta para é época na qual não vivi.

Eis porque cantar em corais e coros tradicionais me causam muito gosto. Não me importa muito qual a igreja ou qual coro. Quero cantar música sacra antiga, canto gregoriano, músicas clássicas em geral.

Quando estou em qualquer igreja, mesmo na congregação, eu participo dos cânticos e pouco ligo para a letra. Não creio mesmo em quase tudo que está redigido...

Gosto de música clássica, sacra ou não. A igreja na qual me deleito é indiferente.

Um comentário:

Moisés disse...

Nasci numa família de maioria evangélica. Desde criancinha minha mãe me levava a igreja para cantar.

Quando cresci mais um pouco, passei a frequentar outras denominações até os meus 18, aproximadamente.

Eu adorava ir a igreja mas duvidava de muito do que ouvia. Alguma coisa parecia não fazer sentido.

Num belo dia eu resolvi ler artigos científicos e refletir no que outros religiosos e descrentes pensavam sobre a Fé.

Acabei me encontrando, enfim achei as respostas que tanto procurava. Abandonei a igreja, deixei de crer em Deus e nunca mais voltei atrás.

Mesmo não acreditando mais em Deus e em nada do que é pregado nas igrejas que frequentei, sinto muita falta daquela época, dos amigos, da cantoria, das reuniões.

Acho que todos em algum momento da nossa vida já tivemos esse desejo de se sentir parte de algo único e especial.

No ateísmo não existe isso. Nada disso. Não reúne pessoas em nome de uma causa, não oferece motivos para se reunir em grupos.

Me sinto bem como estou, mas não posso negar a saudade que sinto dos tempos em que era evangélico.