sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sou contra o proselitismo religioso

Hoje à noite, por volta das 19 horas, o telefone tocou. Era uma pessoa (homem) se oferecendo para ler um texto bíblico. Depois que desliguei o fone, o outro telefone aqui de casa tocou, era uma mulher se oferecendo para a mesma coisa.

Eu agradeci pela cordialidade, mas não abri espaço para saber de qual igreja eram. Sei que estavam ligando para as casas da região. A intenção é boa, mas não me interessa saber qual o conglomerado da fé está fazendo isso. Caso a turma se identifique, a Bíblia passará para o segundo plano, cedendo o lugar para o “asqueroso” proselitismo. É do proselitismo que vem a ideia horrível da “verdade única” e que pertence à denominação que prega qualquer verdade (que diz ser o remanescente de Deus aqui na Terra).

Além do bom pretexto para se ler a Bíblia para as pessoas, certamente haverá uma estatística apontando quantas ligações foram feitas e o resultado disso. Certamente o objetivo é levar “almas ao pé da cruz”, mas via qual igreja?

Seria muito bom se esse tipo de atividade missionária e social fosse desenvolvido de tal maneira que não houvesse necessidade de dizer qual o centro de fé está efetuando a missão.

Nada contra a leitura da Bíblia para ouvintes, via telefone. Tudo contra o proselitismo.

Enéias Teles Borges

5 comentários:

Aquam Dixit disse...

Concordo totalmente.

Franklin (Selva) - Debate teológico disse...

Meu caro Enéias, sou cristão congregacional, bacharel em teologia e ciências humanas, pelo Instituto Metodista da Amazônia (Faculdade Metodista de Porto Velho).
Pois bem, fiz essa introdução para me apresentar, não no sentido de me enaltecer ou de glória, porém, para que o amigo ficasse em paz quanto, também, aos meus questionamentos.
Primeiramente, quero te parabenizar pela forma que colocas os teus questionamentos. Segundo, apesar de eu não ser ateu, comungo dos mesmos questionamentos que colocastes. Acredito eu, também, que poderíamos falar ou dialogar sobre Deus sem que houvesse algum tipo de fronteiras. Também sou contra esse proselitismo religioso que nos deparamos, seja de hoje, de ontem, ou ainda, de amanhã. Concordo, queira ou não tudo vai de encontro a um mercado da fé, é claro que não posso generalizar, mas que de alguma maneira é isso mesmo.
Acredito que Deus nunca estabeleceu fronteiras da fé entre os homens. Foi isso que desenvolvi no meu trabalho de conclusão de curso com o tema "DEUS ALÉM DAS FRONTEIRAS CRISTÃS: O RECONHECIMENTO DA ESPIRITUALIDADE GUARANÍTICA". Confesso prá você meu amigo que tive muitos problemas, não só diante da banca, assim com minha denominação. Tudo bem, confiante naquilo que acredito, segui em frente e argumentei os fatos, inclusive, na própria Bíblia, e como se diz nos tribunais "Quanto aos fatos, não há argumentos".
Por incrível que pareça para alguns, o meu melhor relacionamento é com os não cristãos. Meus melhores amigos são espíritas, judeus, budistas, também alguns ateus e outros. Abertos ao diálogo, conseguimos caminhar.
Terminando, mais uma vez, te parabenizo pela sensatez e sobriedade diante da tua fala.

Enéias Teles Borges disse...

Franklin,

parabéns pela coragem e grato pela visita.

Enéias

Anônimo disse...

HallelwYah,que Yah
(abrev. de Yahuh),seja
louvado,honrado,pois
bem,Yahushua
(Blasfemado como
Jesus Cristo),sempre
disse que toda honra e
ao Pai,e que Ele estava
a anunciar o Santo
nome do Pai Yahuh Ul
aos povos,e sempre
alertou aos seus
seguidores para se
manterem na
Verdadeira
Adoracao,que consiste
em amparar o proximo
em suas aflicoes e
tribulacoes,abster se de
invocar o nome de
Deuses Falsos e
sacrificios,Ele Yahushua
nunca pediu para ser
Adorado,sempre
orientou as Nacoes a
Amar o Proximo,pois
Amando seu Proximo
vc estara Amando a
Yahuh Ul,e aquele que
Invocar a Yahuh Ul sera
salvo ,a traducao do
nome do nosso
Salvador,Redentor
significa a Salvacao vem
de Yahuh,quem
devemos honrar?Os criadores
de proselitos nao sao dificeis de
identificar,sao aqueles que se
julgam Santos mais nao o
Sao,somos todos pecadores e
necessitamos da piedade de
Yahuh Ul para a Eternidade e da
piedade do Homem de coracao
puro,para nao desenvolvermos
o odio e sim o Amor.Shalom.

Anônimo disse...

Necessitamos em anunciar o nome Santo do Pai e do Filho para vermos a Eternidade,e Amarmos o proximos,simples nao,sem igrejas,templos,religiao,sem dogmas enfim,livres , como Yahushua sempre quis.Shalom Em Yahuh Ul no nome Santo de Yahushua,so isso,simples neh.