quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A apostasia e a verdade

A apostasia

Mudar de opinião é apostasia. Mudança de religião é apostasia. Entendemos apostasia como afastamento de uma maneira de pensar, de crer, da cultura religiosa na qual estivemos inseridos. O ser humano é um ser pensante e faz bem em usar a massa para decidir e para escolher ficar no lugar em que se encontra ou mudar para outro. Apostatar não faz mal. É resultante da razão humana e de sua capacidade para exercer o livre arbítrio.

A verdade

Existem muitas pessoas que confundem apostasia com afastamento da verdade. É normal, nos meios religiosos, ouvir frases como esta: "fulano apostatou da fé, afastou-se da verdade..." É um dizer preconceituoso ou oriundo de quem tem limitação em discernir. Sim, limitação em pensar e concluir que muitas vezes a apostasia de uma ideia pode ser uma aproximação da verdade - desde que aquela ideia anterior estivesse equivocada.

Apostatar não é incorrer em erro, não é fugir da verdade. A verdade e a apostasia podem estar de mãos dadas. Para isso precisamos entender a essência de seus significados.

Conclusão

Para aqueles que confundem apostasia com afastamento da verdade fica um recado importante. É bem melhor afastar-se de uma maneira de crer, de uma opinião, desde que seja de forma consciente, do que ficar no mundo hermeticamente fechado às razões da consciência e racionalidade humanas. Muitas vezes o apostatado saiu do contexto de fé, mas aproximou-se da verdade imutável.

A apostasia e a verdade precisam ser apreciadas à luz da razão e jamais entendidas à luz da fé cega e da faca amolada (FCFA).

Enéias Teles Borges
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Um comentário:

Rodolfo Plata disse...

LA GRAN APOSTASÍA QUE COMETIÓ SAN PABLO, MADRE DE TODAS LAS APOSTASÍAS QUE SE HAN COMETIDO DESDE EL INICIO DEL CRISTIANISMO: Es la causa principal de que actualmente grandes multitudes abandonen la religión judeo cristiana ante la falta de congruencia de los dogmas con la realidad. Pepe Rodríguez: (Mentiras fundamentales de la Iglesia católica), critica duramente a la Iglesia por tergiversar, mutilar, falsificar los textos bíblicos a fin de reinterpretarlos de acuerdo a sus propios intereses, usos y costumbres. Sin tener en cuenta que antes de criticar la adecuación de los textos bíblicos al paso del tiempo, primero se debe criticar al profetismo judío, a fin de hacer objetiva la necesidad de re expresar y reinterpretar los textos bíblicos para adecuarlos al momento y circunstancias (De manera semejante a la reinterpretación de la Torah que hacen los rabinos en el Talmud y el Mishná para encontrar su significado “aquí y ahora”); la cual omite aduciendo falazmente que es palabra de Dios. Juan José Tamayo, también omite la critica al profetismo judío, antes de señalar las causas de la perdida de religiosidad del pueblo español; así no se da cuenta que la acentuada deserción se debe a la separación entre la fe y la razón promovida por San Pablo a fin de evitar que se criticara el profetismo judío (1ª Corintios I, 17 al 27). Apostatando la enseñanza de Cristo sobre la relación indispensable entre la fe y la razón revelada metafóricamente al ciego de nacimiento debido a que es necesario utilizar el raciocinio para poder hacer un juicio justo de nuestras creencias, a fin de disolver las falsas certezas de la fe que nos hacen ciegos a la verdad (Jn IX, 39) __Lo cual hace patente la necesidad de una nueva reinterpretación bíblica, ante la pérdida de religiosidad de nuestra sociedad, debido al cambio del paradigma religioso a causa del progreso científico. Y justifica las adecuaciones de los textos bíblicos que se hicieron en el devenir histórico de la Iglesia__ http://www.scribd.com/doc/33094675/BREVE-JUICIO-SUMARIO-AL-JUDEO-CRISTIANISMO-EN-DEFENSA-DEL-ESTADO-LA-IGLESIA-Y-LA-SOCIEDAD